Serviços
Ultrassonografia Obstétrica
A ultrassonografia obstétrica engloba um conjunto de exames de imagem que deve ser feito pela gestante antes do nascimento do bebê, como forma de avaliar a saúde e o desenvolvimento fetal e assim prevenir e detectar doenças ou condições adversas.
A ultrassonografia obstétrica morfológica avalia a anatomia do bebê no ventre materno. É nesse momento que são avaliadas condições como hidrocefalia, anencefalia, defeitos do fechamento da coluna, ossos encurtados ou faltantes, malformações, síndromes e hérnias, por exemplo. O exame costuma ser mais longo do que os demais, e pode ser feito em dois períodos da gestação: entre 11 e 14 semanas e também entre a 20ª e a 24ª semanas.
Ultrassom de Tireoide
O ultrassom da tireoide é o principal exame de imagem utilizado para visualizar a glândula tireoide, localizada na parte anterior do pescoço, em volta da traqueia.
Este exame consegue diagnosticar nódulos (benignos ou malignos), além de permitir a avaliação de linfonodos (gânglios).
Também é capaz de avaliar a morfologia da tireoide e seu padrão ultrassonográfico (tamanho, ecogenicidade etc).
O exame não exige preparo e é feito de forma simples e indolor.
Ultrassom de Mama
O ultrassom das mamas é um exame de imagem não invasivo utilizado para detectar alterações do tecido mamário, como nódulos, cistos, espessamentos, inflamações, entre outras condições.
O exame não emite radiação, é rápido e indolor.
Aliado à mamografia, é de grande valia para rastreio de câncer de mama; importante salientar que o ultrassom não substitui a mamografia, e sim a complementa, sendo muito utilizado em casos específicos, como mulheres jovens, mamas densas, gestantes etc.
Esse método também é útil para checar o estado de próteses mamárias, guiar biópsias e procedimentos invasivos etc.
Ultrassom doppler de membros inferiores e superiores.
O ultrassom com dopplerfluxometria das pernas, como popularmente é conhecido, serve para avaliar a presença de sintomas de insuficiência venosa ou arterial, também chamados de má circulação. O exame é capaz de identificar varizes, trombose ou estreitamento dos vasos sanguíneos, entre outras patologias.
Trata-se de um exame seguro, indolor e preciso.
Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica, ou ultrassom pélvico, é um exame diagnóstico não invasivo, seguro e indolor que produz imagens de órgãos e estruturas da pelve, avaliando assim os sistemas reprodutivo e urinário.
Nas mulheres, a ultrassonografia pélvica é usada para visualizar estruturas como útero, ovários e bexiga, enquanto nos homens são analisados próstata e vesículas seminais, entre outros.
Seu médico pode solicitar uma ultrassonografia pélvica diante de sinais clínicos de dor pélvica, infertilidade, inchaços, sangramentos, incontinência urinária, dor à relação sexual etc.
Dessa forma, esse exame é útil na detecção de alterações e patologias, assim como no acompanhamento da gestação e desenvolvimento do feto. O ultrassom pélvico também pode ser utilizada para guiar biópsias na região.
O exame pode ser realizada através de duas técnicas (suprapúbica e transvaginal), a depender da indicação clínica.
Doppler de carótidas
O exame indicado para avaliar e prevenir o risco de AVC
O que é o Doppler de Carótidas?
É um exame de ultrassonografia com doppler colorido em que são analisadas as duas carótidas, artérias muito importantes para conduzir a passagem do fluxo sanguíneo do coração para o cérebro e que estão localizadas na região do pescoço.
O Doppler de carótidas possibilita ao médico radiologista observar com muita precisão o aspecto dessas artérias, avaliando a presença de obstruções, ou espessura das placas de ateroma (gordura), assim como a velocidade do fluxo de sangue que passa pela região. A obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro provoca o AVC, podendo ocasionar óbito ou sequelas.
O exame é indolor, rápido, não invasivo e não exige qualquer preparação do paciente.
Ultrassonografia da parede abdominal
É comum confundir os exames de ultrassom abdominal (abdome total e abdome superior) com o exame de parede abdominal. Enquanto os exames abdominais avaliam os órgãos internos do abdome, o ultrassom de parede abdominal avalia principalmente a camada de músculos que protege e sustenta os órgãos da cavidade abdominal. Quando avaliamos essa camada de músculos, podemos documentar suas condições e a existência ou não de alterações, como hérnias, defeitos de fechamento ou lesões. Pode-se também analisar a integridade da pele e da fáscia muscular.
O exame é indolor, rápido, seguro e dispensa preparo prévio.
Ultrassonografia Doppler
A ultrassonografia, também conhecida como ultrassom ou ecografia, é um dos exames de diagnóstico mais comuns no cuidado da saúde e na prevenção de variadas doenças. Por meio da emissão de ondas sonoras de alta frequência não prejudiciais ao organismo, são geradas imagens em tempo real, que permitem a visualização de órgãos e estruturas internas.
Existem diversos tipos de ultrassom e, quando o exame é realizado com Doppler, é possível avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue do corpo. Esse tipo de exame serve para a investigação de anormalidades nos vasos sanguíneos, que podem gerar tromboses, varizes e aneurismas, e durante a gestação, para medir o fluxo de sangue da mãe para o feto.
Ultrassom do aparelho urinário
A O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.
Popularmente conhecido pela descoberta dos cálculos (pedras) renais, é indicado também para a avaliação de infecção urinária, hidronefrose (dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina), cistos renais e doença policística renal. Além disso, o procedimento serve para identificar perda excessiva de proteínas, sangue na urina e quando o rim está funcionando de forma insuficiente. Dores e dificuldade para urinar são alguns dos sintomas mais comuns.
Este tipo de ultrassom pode ser utilizado por homens, mulheres e crianças, e requer uma preparação específica para cada caso. Saiba mais!